CAPM

1.   O que é a Certificação CAPM?

A Credencial CAPM® – Certified Associate in Project Management, criada em 2003, reconhece e atesta o conhecimento (processos e terminologias de gerenciamento de projetos) do profissional no GUIA PMBOK®, o padrão de boas práticas na gestão de projeto. O profissional certificado contribui a uma equipe de projeto como um perito do assunto, podendo exercer várias posições e/ou papéis na organização como um patrocinador-executivo, coordenador ou mesmo especialista técnico. 

Estes membros de equipe de projeto podem assumir total ou parcial responsabilidade em tarefas individuais de projetos ligadas a uma área específica: técnica ou funcional (Exemplo: Marketing,Financeira, Engenharia, TI, entre outras).

A certificação CAPM® cresceu cerca de 57% em menos de um ano. Mais de 10.000 profissionais certificados no mundo. (Fonte: DEZ 2009 www.pmi.org)

2.   Porque se certificar? 

Acompanhando o crescimento da importância e reconhecimento do gerenciamento de projetos ao redor do mundo, vem-se estabelecendo foco cada vez mais relevante à carreira e certificação em gerenciamento de projetos.

Diante deste contexto, profissionais com habilidades em gerenciamento de projetos visam seguir o caminho da liderança, sendo a certificação CAPM® uma das melhores formas de alavancar a carreira.

3.   Público-alvo:

  • Membros de Equipes de Projetos;
  • Iniciantes na carreira em gerenciamento de Projetos;
  • Estudantes de Gerenciamento de Projetos;
  • Gerente de Projetos com pouca experiência;
  • Especialistas técnicos;
  • Supervisores, Coordenadores, Gerentes Funcionais e Executivos (que não são gerentes de projetos)
  • Dentre outros.

4.  Requisitos da Certificação CAPM:

  • Diploma de 2º grau
  • 1500 horas de experiência comprovadas (atuação em Projetos em qualquer nível);

OU

  • 23 horas comprovadas em treinamento de Gerenciamento de ProjetosGerenciamento de Projetos.

5. Exame de Certificação

O Exame é composto de 150 questões, das quais 15 são questões chamadas “pré-teste” (questões que estão sendo avaliadas para futuro banco de questões do PMI), que o candidato errando ou acertando não irá impactar seu resultado. O problema é que não é de conhecimento do candidato quais são estas questões de pré-teste.

O foco do exame CAPM® é o PMBOK®, diferente do Exame PMP®, em que o PMBOK® corresponde somente 30% da prova. No exame PMP® o número de questões situacionais, que testam sua experiência, corresponde a mais de metade da prova.

A Prova pode ser feita com o recurso de tradução das questões em Português. A tradução está muito bem feita.

O custo do exame é U$ 225,00 (membros) ou U$ 300,00 (não-membros).

6. A Certificação CAPM® no Brasil:

Em 2005 surge o primeiro Certificado CAPM no Brasil

Em 2006, mais 2(dois) profissionais foram certificados e nesta época, ainda não haviam muitas informações de fácil acesso sobre esta credencial, limitado somente ao site do PMI.

Em 2007, o números de profissionais certificados aumentou significantemente.

Em 2008, o PMI Global, os Chapters São Paulo e Rio de Janeiro realizaram uma série de ações com objetivo de incentivar e divulgar a credencial, através de entrevistas, palestras, cursos preparatórios e workshop’s. Houve a criação do grupo (yahoo) “não oficial” Certificação CAPM® Brasil, onde atualmente concentram-se profissionais: Certificados CAPM®, Coordenadores de equipes de projetos, Especialistas técnicos e Gerentes de Projetos; O grupo conta com membros de todo o Brasil e alguns países como Argentina e Portugal.

Em 2009, houve a atualização do PMBOK – 4ª Edição no exame CAPM em Julho e a certificação cresceu cerca de 57% em menos de um ano, atingindo em Novembro a marca de 10.000 certificados no mundo.

Em 2010, as ações do PMI continuaram, contando também com apoio de outros Chapter’s Brasileiros.

Em 2011, criando o CAPM SWAT TEAM com representantes dos Chapters Brasileiros. O objetivo do grupo será promover ações integradas na divulgação da certificação CAPM em todo o Brasil.

Benefícios Previous post Benefícios PMP Next post PMP